YOGA. Postura e Stress com Abdul Jussub

2012-02-06

YOGA com Abdul Jussub
Yoga, Postura e Stress
Sáb, 11h30-12h45
11, 18, 25 de Fevereiro
Preço: 30€

A quem se destina: a todas as pessoas que queiram encontrar um espaço de tranquilidade e desenvolvimento pessoal, com ou sem experiência prévia de yoga ou de meditação.
a todos aqueles que desejem aprender a identificar, prevenir e corrigir desequilíbrios e desalinhamentos posturais no corpo, que podem ou não originar desconforto e dor. Para praticantes e não praticantes de yoga.

Objectivos: Proporcionar uma postura melhor para entrar num estado de bem-estar e de tranquilidade, criando assim as condições ideais para estarmos verdadeiramente connosco próprios. Vamos explorar ideias e aprender algumas técnicas que nos podem ajudar a lidar melhor com as várias situações de stress e tensão que surgem no nosso dia-a-dia.
Neste workshop pretendemos que haja uma maior compreensão de alguns desequilibrios que podem surgir no nosso corpo, e a forma como a prática de alguns exercícios de Yoga pode ajudar à sua correcção..

Pretende-se assim que os participantes adquiram:
Uma consciência corporal com capaz de Identificar posturas incorrectas
Conhecimento de diferentes condições: ciática, dores lombares, hérnia discal, problemas na zona sacro-ilíaca, escoliose entre outros.
Conhecimento de princípios básicos de postura corporal - pés, tornozelos, joelhos, bacia, coluna vertebral, ombros e pescoço
Compreensão da importância que a respiração pode ter na correcção da postura corporal.
Conhecimento de exercícios para fazer em casa.

Metodologia – neste workshop haverá algumas partes teóricas explicativas dos conceitos mais importantes, mas o principal será levar as pessoas a vivenciar os exercícios de forma a compreenderem a sua influência e como podem tirar partido deles no dia-a-dia.

Abdul Jussub
Fecho os olhos e o tempo recua meia dúzia de anos. Tinha acabado de frequentar o curso básico de yoga e já estava inscrito no avançado, o meu professor sorri e refere que quem quiser pode fazer o curso básico novamente. Medito algum tempo na questão e ele fica surpreso por me ver no curso básico. Pergunta-me porque estou ali e respondo que quero dar aulas de yoga. Ele volta a sorrir e explica-me qual é a diferença entre praticar e ensinar yoga. Segue-se um período atribulado com retiros obrigatórios durante vários fins de semana ... e assim passam os meses. Até que certo dia estávamos a fazer uma festa e o professor tem de ir até à cozinha, chama-me pelo nome em voz alta e sorri dizendo para continuar a aula dele.

Estava super nervoso, mas por entre a energia do espaço e a autoridade de comando dócil daquele que me treina não tinha escolha. Naquele dia tinha acabado de dar duas consultas e não estava equipado com a vestimenta própria para dar a aula ... mas não tinha escolha. Levanto-me do fundo da sala e caminho por entre todos, sento-me na frente deles e apresento-me. Podia ler claramente toda a minha insegurança reflectida nos olhos deles. Ainda com uma camisa de botões começo a dar a aula, todas as dúvidas deles desapareceram ao ver a facilidade com que executava as técnicas. A meio da aula nova lição ... o professor regressa ainda de avental e pede que demonstre as variantes avançadas dessas mesmas técnicas - variantes que ainda não dominava - e assim foi, mais algumas correcções para recordar-me o caminho que faltava trilhar e a aula acabou.

Continuei com a minha prática regular, até que certo dia num espaço onde estava a dar aconselhamento sobre bem-estar, falam-me de alguns exercícios que faziam. Pedi para fazerem uma demonstração e limei as arestas produzidas por falta de treino adequado. Adoraram e quiseram mais ... e assim foi até hoje ... quando perguntam o nome da técnica é yoga ... quando querem uma resposta mais elaborada repito o que o meu professor me diz: Sejam Mais, esse é o vosso direito de nascença.

Instrutor de yoga pela AETO com trabalho desenvolvido nos espaços Ginásio WomanFit, Espaço Phormavida, GAIA, CSH, Espaço SerInteiro, Gesloures

MORADA
Ateneu Comercial Lx
Rua Portas de Sto Antão, 110
(ao lado do Coliseu dos Recreios
metro Restauradores/Rossio)

INFO e INSCRIÇÕES:
966509624 - 918762225
info@dancalisboa.com

Sábado, Fevereiro 11, 2012 (Todo dia)


stat